MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DE: RATAZANAS (Rattus norvegicus) CAMUNDONGOS (Mus músculos) e RATOS DE TELHADO (Rattus rattus)
Portaria 64 SESA, ES 2018
"1 - Limpar diariamente, antes do anoitecer, os locais de refeições e preparo de alimentos. Determinar um local comum para refeições e colocar os restos de alimentos em recipientes fechados.
2 - Recolher os restos alimentares em recipientes adequados, preferencialmente, sacos plásticos, que deverão ser fechados e recolhidos pelo serviço de coleta urbana.
3 - Para não atrair ratos, não deixe o comedouro com restos de alimentos do cão expostos por muito tempo e mantenha-o sempre limpo. Retirar o alimento a noite para o cão: isso atrai o rato.
4 - Recolher e destinar apropriadamente as fezes de cão, pois na ausência de outros alimentos, os ratos podem ingeri-las.
5 - Colocar sacos, fardos e caixas sobre estrados com altura mínima de 40 cm, afastados uns dos outros e das paredes, deixando espaçamentos que permitam uma inspeção em todos os lados.
6 - Não acumular objetos inúteis ou em desuso. 7 - Não utilizar terrenos baldios ou outras áreas a céu aberto para jogar lixo. 8 - Manter ralos e tampas de bueiros firmemente encaixados.
9 - Remover e não permitir que sejam feitos amontoados de restos de materiais de construção, lixo, galhos, troncos ou pedras.
10 - Vistoriar carga e descarga de mercadorias para evitar o transporte passivo de camundongos.
11 - Manter depósitos e armários arrumados, sem objetos amontoados.
12 - Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso dos roedores. 13 - Vedar adequadamente, com argamassa, buracos e vãos entre telhas.
14 - Colocar telas removíveis em aberturas de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza.
15 - Nunca matar corujas, pois é uma ótima aliada contra muitos roedores e insetos. 16 - Manter limpos e/ou vedadas as caixas de gordura quando houver.
17 - Observar ao redor da residência se não há vestígios da presença de ratos: marcas de gordura, roeduras, trilhas, ninheiras (tocas) e fezes." SESA ES 2018.