As aranhas são o maior grupo dos aracnídeos, grupo que também compreende os ácaros, carrapatos e escorpiões. Elas vivem em quase todos os lugares: sobre o solo, sob pedras, dentro de frestas, equipamentos, no meio da grama e em ramos de árvores. As aranhas entram dentro de residências acidentalmente pois são levadas em caixas e objetos vindos da área externa. Dentro das residências elas se escondem dentro de caixas, roupas ou móveis. Nem todas as aranhas constroem teias e as que as fazem utilizam deste artifício para caçar insetos. As aranhas que não tecem teias, ou vivem em tocas que são tecidas com seda, ou não tecem qualquer tipo de abrigo. Todas as aranhas são carnívoras e alimentam-se principalmente de insetos. A fêmea deposita os ovos dentro de uma ooteca, que é um saco de seda onde ficam abrigados os ovos. A ooteca é depositada na teia, ou pode ser atada a folhas ou ramos de plantas ou ainda pode ser carregada pela fêmea até a eclosão dos filhotes.
No controle de aranhas, são aplicadas técnicas e produtos inseticidas para eliminação direta destas pragas nos locais de origem, gramado, vegetação rasteira, áreas verdes em geral. Para uma boa eficiência, os produtos precisam entrar em contato com os aracnídeos durante as aplicações, ou seja, eliminar o que está presente no momento do serviço. Portanto, após os serviços, pode ocorrer gradativamente o surgimento de novos aracnídeos no ambiente provenientes das áreas verdes vizinhas.
Devido ao comportamento das aranhas (andar sem encostar o abdômen no solo) os inseticidas de ação residual não têm eficiência adequada por longos períodos. Portanto as medidas preventivas são fundamentais para um controle efetivo.
PRINCIPAIS MEDIDAS PREVENTIVAS E CORRETIVAS PARA CONTROLE DE ARANHAS:
– JARDINS E QUINTAIS: Mantê-los limpos e secos, com a grama aparada e retirando o mato ou folhas caídas. As plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das paredes, evitando que as folhas toquem o chão.
– ENTULHOS: Evitar o acúmulo de restos de construção como tijolos, pedras, areia, telhas, madeiras, galhos ou troncos de árvore, além de outros materiais como pneus, móveis, caixotes, panos, latas e demais bens em desuso.
– PORTAS: Manter as frestas, embaixo das portas, vedadas com rolinhos de pano cheios de areia, ou com frisos de borracha
– MÓVEIS: Mantê-los desencostados da parede.