TIPOS DE CUPINS

No Brasil existe centenas de espécies de cupins, mas 3 espécies se destacam por ocorrerem com mais frequência, por este informativo você vai conhecer melhor as três principais espécies.

Todos as espécies de cupins são sociáveis (vivem em colônias), e fazem revoadas em períodos específicos como forma de proliferação.

A identificação da espécie é fundamental para definição do método eficiente de controle.

Cupim subterrâneo (Coptotermes gestroi).

Conhecido também como cupim de solo ou subsolo, essa espécie precisa de umidade para se proliferar. Sua colônia possui de milhares a milhões de membros. Criam túneis com terra para alcançar as fontes de alimentação.

Formam colônias subterrâneas profundas, tornando difícil sua detecção. Tem coloração clara.

É o cupim que gera maiores prejuízos econômicos.

CUPIM DE MADEIRA SECA. (Cryptotermes brevis)

Colônia pequena, de centenas de membros. geralmente várias colônias em um mesmo local. precisa de um local que tenha baixa umidade e normalmente infesta peças de madeira como mobiliários. geralmente migra para outros locais por revoada, pois não constrói forrageamento por carreirinha. As fezes assemelham a areia fina. As fezes são descartadas para liberar dentro do móveis.

Cupim arborícola (Nasutitermes spp)

Tende a subir nos telhados. Os cupinzeiros são negros e fáceis de serem identificados. Constroem túneis e e galerias que vão do topo até o chão.
Fazem carreirinha pelas superfícies e colônias(cordão escuro)em torno de 10 mm.

Compartilhe!

Mais Acessados

Pesquisar
plugins premium WordPress