Características do cupim de solo (Coptotermes gestroi), também é conhecido como cupim de subterrâneo ou de parede que ataca o Espirito Santo:
- Formam colônias subterrâneas profundas, tornando difícil sua detecção;
- Sua colônia pode possuir milhões de indivíduo;
- Prioriza mais umidade do que o próprio alimento;
- A colônia se movimenta por longas distancias forrageando procurando por alimentos derivados de madeira (celulose) e água através de tuneis, dilatação da construção, parte elétrica e solo.
Desta forma a colônia não fica localizado em um apartamento, ou área comum de um prédio ou em uma casa e sim se movimentando de forma aleatória e continua.
Dica
Orientamos não retirar túneis de forrageamento ou aplicar qualquer produto químico nos locais onde os cupins estão aparecendo até decidir pelo melhor método de controle. Pois não resolve, mas pelo contrário espalha e dificulta ainda mais o tratamento profissional, que é fundamental para o controle dessa praga.
Características ambientais podem agravar a infestação do cupim de solo.
O cupim se alimenta de derivados de celulose como madeiras, restos de madeiras usados como forma geram alimento disponível para esta praga. Este alimento exerce uma força de atração para a infestação atual e novas infestações.
Manejo inadequado da arborização que pode favorecer a infestação por cupim
Entendemos como manejo arbóreo correto a escolha ideal de espécies para o local, retirada do excesso de brotação indesejada, podas de condução dentro das normas, tratamento fitossanitário de partes necrosadas, retirada ou tratamento químico de toda raiz seccionamento ou arvores removidas.
O manejo incorreto constitui uma agressão ao vegetal que compromete a sanidade da arvore, tornando a mesma suscetíveis s ao ataque de cupins.
A permanência de cepas e raízes mortas no solo dificulta sobre maneira o controle de cupim. E pode ser responsável por inúmeros casos de recidiva precoce de infestações após o tratamento químico. Arvores em processo de degradação em contato com solo constitui em atração forte dos cupins pela fartura de alimento.