CONTROLE DE TRAÇAS

Com o nome comum de traça são listados alguns grupos de insetos, variando desde espécies de tisanuros (traças dos livros) até lepidópteros (insetos da mesma ordem das borboletas e mariposas) que atacam grãos armazenados e roupas, sendo chamados de traça das roupas.

As traças dos livros, também chamadas de traças prateadas, pertencem à Ordem Thysanura e são insetos que se alimentam de substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, sendo muito comuns em residências, onde podem causar danos pelo ataque aos cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura etc.), roupas engomadas e tecidos de “rayon”. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal.

As traças dos livros podem ocasionar enormes danos às roupas e papéis. Quando presentes nas bibliotecas, há necessidade de controle periódico (anual).

Estes insetos são desprovidos de asas, apresentam o corpo alongado e com apêndices caudais longos, filiformes, muito característicos.

Ações preventivas

Traça dos Livros

Para prevenir o ataque destes insetos ou evitar que sua população aumente, as seguintes medidas devem ser tomadas:

  • Controlar ou eliminar pontos de umidade, tais como vazamentos de encanamentos.
  • Evitar acúmulo de jornais, livros e revistas velhas ou outras fontes de alimento.
  • Selar frestas e ranhuras na estrutura, onde estes insetos podem se abrigar.
  • Evitar a entrada de material proveniente de locais com histórico de infestação por traças (caixas de papelão, pilhas de livros, jornais, revistas, etc.).
  • Limpar periodicamente livros e outros materiais estocados que podem servir de alimento.

Traças das Roupas

Manter a casa sempre limpa é a forma mais adequada para prevenir e controlar a traça das roupas. Nunca deixe roupas e tapetes empilhados em locais escuros por longo tempo. Retire-os periodicamente para banho de sol ou lavagem. Nunca guarde roupas usadas dentro do guarda-roupa. Lave-as sempre antes de guardar e passe-as com ferro quente, pois os ovos serão mortos. Passe sempre o aspirador de pó, utilizando o bico adequado para frestas, nos locais de difícil acesso para a vassoura ou espanador. Desta forma, os casulos são aspirados evitando danos e reinfestações.

Traça de Cereais

Para evitar as traças, o ponto mais importante é sempre deixar a despensa (o que inclui as prateleiras, paredes e potes) sempre bem limpos. Para isso, o ideal é retirar tudo do armário, pelo menos uma vez por mês, para fazer uma limpa geral: passe aspirador de pó, pano com água e sabão e lembre-se de limpar bem os cantos (onde podem estar localizados os ovos das traças). Faça esse procedimento ao menos uma vez por mês para se livrar totalmente dos bichinhos.

Recomendações para execução do serviço:

  • Deixar os móveis (armários; guarda-roupas; estantes; etc.) completamente livres, colocando os objetos, de preferência, em locais que não dificultem o acesso aos locais a serem tratados.
  • Todas as pessoas deverão afastar-se do local, durante o mínimo de 3 horas. Recém-nascido, gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 12 horas.
  • Animais de qualquer espécie deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 12 horas.
  • Não podem acompanhar o serviço gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.
  • Serviço pode ser acompanhado pelo dono da casa ou uma pessoa de sua confiança. Ao término do serviço esse acompanhante deve fazer uma vistoria nas áreas tratadas e lavar as mãos e rosto com água corrente. Se nada for constatado de irregularidade nesta vistoria, o mesmo assina a documentação.
  • Usar os armários após 24 horas, se o local estiver seco. Caso contrário passar um pano seco que absorva o produto, deixar o local bastante ventilado.
  • Utensílios, roupas e demais objetos que foram retirados dos móveis para o tratamento devem ser higienizados antes de serem recolocados nos locais tratados.

Compartilhe!

Mais Acessados

Pesquisar
plugins premium WordPress